cover
Tocando Agora:

18ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas

Câmara de Vereadores de Parauapebas

18ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas
18ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas (Foto: Reprodução)

No dia 17 de junho de 2025, ocorreu a 18ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença dos 17 vereadores, e após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo a viabilização de um convênio entre a prefeitura municipal de Parauapebas e o Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA, para utilização do prédio da escola primavera localizada no Bairro Primavera; e a criação e implementação de um programa municipal de reciclagem de papel, por meio de convênio entre escolas públicas municipais e cooperativas de reciclagem locais.

O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que sejam tomadas as providências cabíveis para pavimentação asfáltica no entorno da escola municipal de ensino fundamental Mário Lago, localizada no complexo VS-10; e que sejam tomadas as providências cabíveis para a recuperação das vias de acesso à rota das águas e balneários.

O vereador Laécio da ACT indicou ao poder executivo que oficie à secretaria municipal de educação, para que realize a aquisição de material pedagógico adaptado às crianças com transtorno do espectro autista (TEA) da rede pública municipal de ensino, em cumprimento à Lei n.º 5.465, em vigor em nosso município desde 14 de maio de 2024, e dá outras providências.

A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo a apresentação de projeto de lei que conceda isenção de tributos municipais às organizações da sociedade civil sem fins lucrativos com atuação de interesse público no município de Parauapebas.

A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo que atue junto ao governo federal com vistas à regularização do convênio existente, atualmente suspenso, objetivando a retomada e finalização da obra de pavimentação asfáltica da estrada entre Parauapebas e a Vila Carimã, situada na região do contestado.

O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a criação do museu da mineração no município de Parauapebas; e a que realize estudo de viabilidade para financiamento de construção de creches municipais em substituição a imóveis locados para atendimento educacional.

O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a adoção de medidas emergenciais para assegurar o fornecimento regular de água potável à comunidade da Vila Paulo Fontelles, com foco na perfuração de poços artesianos e outras ações preventivas, diante do agravamento da escassez hídrica no período do verão amazônico; e que por meio do SAAEP e da SEMURB, realize a reestruturação e manutenção da caixa d’água da Vila Onalício Barros, bem como a realização de mutirão de limpeza e revitalização dos arredores da comunidade.

O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo que seja construído um centro comercial voltado para agricultura familiar no bairro Cidade Jardim.

O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo que realize estudos de viabilidade técnica para a duplicação da estrada Paulo Fontelles, no trecho entre o bairro palmares sul e a portaria n° 1 - Vale Salobo, neste município de Parauapebas; e que realizem estudo técnico-jurídico para avaliação da viabilidade de redução da taxa de iluminação pública, considerando os impactos financeiros aos contribuintes e a necessidade de manutenção da qualidade do serviço em Parauapebas.

O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo a implantação de “eletropostos” – pontos de abastecimento para veículos elétricos – em locais estratégicos do município de Parauapebas.

O vereador Zé do Bode indicou ao poder executivo que seja vedada a pavimentação asfáltica de ruas que ainda não possuem estruturas de saneamento básico implementadas, no município de Parauapebas.

O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo a reposição de sinalização horizontal nas vias submetidas à operação tapa-buracos ou com desgaste natural da pintura viária; e que realize serviços de limpeza urbana, poda das árvores, roçagem e pintura dos meios-fios em diversas áreas do município de Parauapebas.

O vereador Francisco Eloecio indicou ao poder executivo a necessidade de reforma e modernização da praça do rio verde, situada na rua Marechal Rondon, entre as ruas Dom Pedro I e Cristo Rei.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.


Comentários (0)