cover
Tocando Agora:

19ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas

Câmara de Vereadores de Parauapebas

19ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas
19ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas (Foto: Reprodução)

No dia 24 de junho de 2025, ocorreu a 19ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença dos 16 vereadores, estando ausente o vereador Laercio da ACT; e após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo a adoção de providencias necessárias para a construção de um estacionamento público na avenida Liberdade, no trecho compreendido entre as ruas Santa Maria e Ângela Diniz, neste município; e a criação e implementação de um programa de patrulha escolar nas unidades de ensino da rede pública municipal, visando à segurança e à promoção de um ambiente escolar pacífico.

O vereador Anderson Moratório indicou ao poder executivo que promova a construção urgente de um prédio para a escola municipal de educação infantil Dona Rosa no município de Parauapebas; e que oficialize o poder executivo, solicitando informações sobre as medidas adotadas em substituição às atividades do centro de controle de zoonoses no município de Parauapebas, e dá outras providências.

O vereador Elias da Construforte indicou ao poder executivo que adote sistema informatizado e integrado na central de licitações do município, neste município.

O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo a destinação de unidade educacional municipal para implantação da escola técnica estadual do Pará (EETEPA) em Parauapebas; e para que seja implantada uma quadra esportiva no bairro Vale do Sol.

A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo a reforma e revitalização das áreas de lazer e academia ao ar livre localizadas às margens da rodovia Faruk Salmen no município de Parauapebas.

A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo a regulamentação da Lei nº 5.503, de 21 de outubro de 2024, e a criação de programa de inserção de pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho; e a criação de programa que destine os bens dominicais à doação de lotes urbanizados e/ou construção de habitações de interesse social, no município de Parauapebas.

O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a realização de estudo técnico para implantação de sistema de estacionamento rotativo (Zona Azul), separação de vagas para motos e carros, e melhorias na organização viária da rua do comércio e ruas adjacentes, em Parauapebas; e a adoção do anteprojeto de lei que institui o fundo municipal de apoio ao trabalhador da mineração (FUMATRAM), em Parauapebas.

O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a realização de um mutirão de regularização fundiária e ambiental no setor rural, com a integração de órgãos municipais, estaduais e federais, visando facilitar o acesso dos produtores rurais à regularização de suas terras e atividades; e a adoção de medidas para melhoria da segurança e trafegabilidade nas estradas da Zona Rural de Parauapebas, por meio da implantação de sinalização, construção de acostamentos e instalação de iluminação pública.

O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo que seja realizada operação conjunta entre a SEMOB e SEMURB, para que sejam realizados os serviços de moto nivelamento, limpeza de ruas e instalação de iluminação pública no bairro montes claros.

O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a necessidade de construção de uma creche no residencial Vila Nova, com objetivo de atender à crescente demanda por educação infantil na região, promovendo o acesso à educação de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento social das famílias locais, neste município de Parauapebas; e que realize, em parceria institucional com o governo do estado do Pará e a prefeitura municipal de Canaã dos Carajás, estudos de viabilidade técnica para a duplicação da rodovia estadual PA-160, no trecho entre Parauapebas até o município de Canaã dos Carajás, com sinalização viária conforme as normas do Conselho Nacional De Trânsito – CONTRAN.

O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo que promova a reforma e adequação das quadras de areia do município de Parauapebas visando à melhoria dos espaços de lazer e de práticas esportivas.

O vereador Zé da Lata indicou ao poder executivo a construção de uma unidade do centro de referência da assistência social (CRAS) no Cedere I, com o objetivo de atender à crescente demanda da população local pelos serviços socioassistenciais, apoio psicossocial e programas de proteção básica, em Parauapebas; e que sejam realizados serviços de limpeza, pavimentação e revitalização das vias públicas do Cedere I, localizado no município de Parauapebas, tendo em vista a situação crítica enfrentada pelos moradores da região.

O vereador Zé do Bode indicou ao poder executivo que sejam adotadas providências no sentido de ampliar os serviços públicos de saúde e educação no bairro Nova Carajás, e dá outras providências; e que seja realizado um estudo de viabilidade para a concessão de linhas de crédito ou facilitação de empréstimos destinados aos empresários locais, com o objetivo de amenizar os impactos da atual crise financeira enfrentada pelo comércio de Parauapebas, e dá outras providências.

O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo a realização de reforma, manutenção e melhorias na escola Eurides Santana, localizada na avenida JK, s/n, Quadra Especial, lote Especial, bairro Rio Verde, município de Parauapebas.

O vereador Tito do MST indicou ao poder executivo a construção de uma escola de ensino fundamental no bairro Nova Esperança II, no município de Parauapebas.

O vereador Francisco Eloecio indicou ao poder executivo que determine às secretarias complementares a implementação de bocas de lobo inteligentes nos bueiros da cidade de Parauapebas, com a finalidade de melhorar o sistema de escoamento, evitar entupimentos e facilitar a limpeza urbana, além da substituição das grelhas danificadas ou sem tampas, garantindo mais segurança aos pedestres e motoristas.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.


Comentários (0)