cover
Tocando Agora:

20ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas

Câmara de Vereadores de Parauapebas

20ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas
20ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas (Foto: Reprodução)

No dia 05 de agosto de 2025, ocorreu a 20ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença dos 13 vereadores, estando ausente os vereadores Elias da Construforte, Fred Sansão, Francisco Eloercio e Graciele Brito; e após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

O vereador Anderson Moratório indicou ao poder executivo a realização de obras de recuperação asfáltica, implantação de drenagem pluvial, melhorias no sistema de saneamento básico e limpeza das calçadas nas avenidas I, J, e todas as vias adjacentes localizadas entre as ruas D12 e D21, no bairro cidade jardim, no município de Parauapebas-PA; e a adoção de providências urgentes para a regularização, manutenção e monitoramento das estações de tratamento de esgoto do município, em especial a unidade localizada na rua Dez, entre as ruas “O” e Santa Catarina, visando a preservação dos recursos hídricos e a saúde coletiva.

O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que sejam tomadas as providências cabíveis para a intensificação das ações educativas e fiscalizatórias sobre o uso de cerol e linha chilena no município de Parauapebas, nos termos da Lei Municipal nº 4.905/2020; e que sejam tomadas as providências cabíveis para a implantação de uma casa de apoio do município de Parauapebas na cidade de Belém/PA, destinada ao acolhimento de pacientes e acompanhantes em tratamento fora de domicílio (TFD).

O vereador Laécio da ACT indicou ao poder executivo que realize a implantação de galerias de rede de esgoto sanitário no bairro da paz, em Parauapebas.

A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo que institua, por meio da secretaria municipal de educação e secretaria municipal da juventude, um cursinho pré-vestibular e pré-enem gratuito para jovens do município de Parauapebas.

O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a criação de polos integrados de atendimento à primeira infância em Parauapebas, com serviços multidisciplinares nas áreas de saúde, desenvolvimento infantil e apoio às famílias; e que disponha sobre a concessão de isenção do IPTU – imposto predial e territorial urbano para pessoas com deficiência e pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) residentes no município de Parauapebas.

O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo que adote medidas para garantir a transparência e a publicidade da fila de espera e da demanda atendida nas creches da rede municipal de ensino; que faça a publicação com antecedência da ordem e data de consultas especializadas, exames, cirurgias e outros procedimentos de saúde agendados, visando garantir a transparência e a efetividade do sistema de saúde pública.

O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a construção de uma praça pública no bairro paraíso, com estrutura padronizada de lazer, convivência, esporte e acessibilidade para cadeirantes e demais moradores da comunidade.

O vereador Zé da Lata indicou ao poder executivo a construção de um posto de saúde no bairro Nova Vitória I, em Parauapebas-PA; e a instalação de reservatório e encanamento adequado no bairro Nova Vitória I, em Parauapebas, considerando a necessidade premente constatada em visita recente ao local.

O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo a realização de reforma, manutenção e implementação de espaço recreativo na escola municipal Jean Piaget, localizada na Av. Goiás, s/n, Quadra Especial, bairro Liberdade, município de Parauapebas.

O vereador Tito do MST indicou ao poder executivo a construção de uma rotatória na entrada da Palmares II no entroncamento da vicinal rio novo com a rodovia dos camponeses e a pavimentação asfáltica da estrada que liga o planalto da empresa liga até a ponte do rio novo.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.


Comentários (0)