21ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas
Câmara de Vereadores de Parauapebas
No dia 12 de agosto de 2025, ocorreu a 21ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença dos 17 vereadores, e após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.
A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo a implementação de infraestrutura nas feiras itinerantes dos bairros de Parauapebas, com instalação de banheiros químicos, apoio da guarda municipal e estruturação dos espaços, visando garantir dignidade, segurança e saúde pública para feirantes e consumidores.
O vereador Anderson Moratório indicou ao poder executivo que promova estudos, estratégicos, a fim de implantar uma base descentralizada do SAMU em Parauapebas, além da criação de um grupo de trabalho para tratar da sinalização viária e adequação de quebra-molas, dado o crescimento urbano não planejado e a alta frota veicular; e providências visando à formalização definitiva dos imóveis utilizados pelo instituto fazendo um amanhã melhor – FAM, entidade reconhecida de utilidade pública municipal, para fins institucionais, educacionais, culturais, sociais e comunitários.
O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que sejam tomadas as providências cabíveis para a revitalização da estrada principal da serra do cedro, na Zona Rural do município, aproveitando o período de estiagem para garantir melhores condições de tráfego e de escoamento da produção agrícola; e que sejam tomadas as providências cabíveis para a implantação da sala lilás no âmbito do sus, como reforço à rede de apoio da secretaria municipal da mulher.
A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos e espaços públicos do município de Parauapebas.
A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo a criação e execução imediata de um mutirão de especialidades médicas no município de Parauapebas, com o objetivo de zerar a demanda reprimida de consultas e exames especializados acumulada na rede pública de saúde.
O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a implantação de playgrounds adaptados e inclusivos para crianças com deficiência (PCD), em parceria com a mineradora vale, em praças e parques públicos de Parauapebas; e a padronização das calçadas da avenida castanheira, no bairro Tropical, em conformidade com outras vias comerciais de Parauapebas.
O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a instalação de um impostômetro em local de grande circulação pública no município de Parauapebas, com o objetivo de informar em tempo real à população o montante de impostos, taxas e contribuições arrecadados pelo município, estado e união, promovendo maior transparência, controle social e educação fiscal; e o envio de técnicos de enfermagem à unidade de saúde da vila sanção, com o objetivo de fortalecer o atendimento básico e garantir maior qualidade nos serviços públicos de saúde prestados à população local.
O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo que implante em Parauapebas o núcleo de apoio aos superendividados, destinado a orientar, mediar e auxiliar a solução dos cidadãos em situação de endividamento excessivo.
O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a construção do prédio próprio da escola municipal de ensino fundamental Eraides Santos Araújo, no bairro Nova Carajás, com estrutura adequada e inclusiva para atender crianças e adolescentes, incluindo aquelas com necessidades especiais; e a adoção de providências para melhoria da infraestrutura urbana no bairro Casa Branca, com atenção especial às ruas Rio da Prata, Gaivota e Xingu, no município de Parauapebas.
O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo a urgente necessidade de reparos na ponte localizada na Vicinal 3 – Piabanha (Ribeirão), na Zona Rural de Parauapebas, em razão do seu estado crítico de conservação; e que encaminhe ao poder legislativo projeto de lei que declare a secretaria municipal da mulher de Parauapebas como órgão essencial, não podendo ser extinto ou ter suas competências esvaziadas, garantindo a continuidade de suas políticas públicas.
O vereador Zé da Lata indicou ao poder executivo a implantação de um programa de capacitação em libras para professores e auxiliares pedagógicos da rede pública de ensino; e a criação de um centro municipal de cardiologia clínica.
O vereador Zé do Bode indicou ao poder executivo a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no complexo VS-10, entre o bairro Jardim Planalto e o presídio municipal, visando descentralizar o atendimento médico e ampliando o acesso da população aos serviços de saúde; e a indicação nº 027/2025 de nossa autoria, que solicita ao poder executivo, a realização de serviços de manutenção geral no bairro Rio Verde, e dá outras providências.
O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo a manutenção e substituição de luminárias de led em ruas e avenidas com defeitos ou baixa eficiência luminosa; e que adote, com urgência, medidas de infraestrutura, fiscalização e ações educativas voltadas à prevenção e redução de acidentes de trânsito neste município de Parauapebas.
O vereador Tito do MST indicou ao poder executivo a necessidade de construção de uma escola de ensino infantil no bairro Jardim Tropical, no município de Parauapebas.
O vereador Francisco Eloecio indicou ao poder executivo que promova a substituição, padronização e modernização das placas de identificação das vias públicas de Parauapebas, bem como a criação de um sistema de padronização de instalação e manutenção dessas estruturas, como vistas a melhorar a sinalização urbana e a orientação da população.
• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.
Comentários (0)