cover
Tocando Agora:

21ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas

Câmara de Vereadores de Parauapebas

21ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas
21ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas (Foto: Reprodução)

No dia 12 de agosto de 2025, ocorreu a 21ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença dos 17 vereadores, e após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo a implementação de infraestrutura nas feiras itinerantes dos bairros de Parauapebas, com instalação de banheiros químicos, apoio da guarda municipal e estruturação dos espaços, visando garantir dignidade, segurança e saúde pública para feirantes e consumidores.

O vereador Anderson Moratório indicou ao poder executivo que promova estudos, estratégicos, a fim de implantar uma base descentralizada do SAMU em Parauapebas, além da criação de um grupo de trabalho para tratar da sinalização viária e adequação de quebra-molas, dado o crescimento urbano não planejado e a alta frota veicular; e providências visando à formalização definitiva dos imóveis utilizados pelo instituto fazendo um amanhã melhor – FAM, entidade reconhecida de utilidade pública municipal, para fins institucionais, educacionais, culturais, sociais e comunitários.

O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que sejam tomadas as providências cabíveis para a revitalização da estrada principal da serra do cedro, na Zona Rural do município, aproveitando o período de estiagem para garantir melhores condições de tráfego e de escoamento da produção agrícola; e que sejam tomadas as providências cabíveis para a implantação da sala lilás no âmbito do sus, como reforço à rede de apoio da secretaria municipal da mulher.

A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos e espaços públicos do município de Parauapebas.

A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo a criação e execução imediata de um mutirão de especialidades médicas no município de Parauapebas, com o objetivo de zerar a demanda reprimida de consultas e exames especializados acumulada na rede pública de saúde.

O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a implantação de playgrounds adaptados e inclusivos para crianças com deficiência (PCD), em parceria com a mineradora vale, em praças e parques públicos de Parauapebas; e a padronização das calçadas da avenida castanheira, no bairro Tropical, em conformidade com outras vias comerciais de Parauapebas.

O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a instalação de um impostômetro em local de grande circulação pública no município de Parauapebas, com o objetivo de informar em tempo real à população o montante de impostos, taxas e contribuições arrecadados pelo município, estado e união, promovendo maior transparência, controle social e educação fiscal; e o envio de técnicos de enfermagem à unidade de saúde da vila sanção, com o objetivo de fortalecer o atendimento básico e garantir maior qualidade nos serviços públicos de saúde prestados à população local.

O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo que implante em Parauapebas o núcleo de apoio aos superendividados, destinado a orientar, mediar e auxiliar a solução dos cidadãos em situação de endividamento excessivo.

O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a construção do prédio próprio da escola municipal de ensino fundamental Eraides Santos Araújo, no bairro Nova Carajás, com estrutura adequada e inclusiva para atender crianças e adolescentes, incluindo aquelas com necessidades especiais; e a adoção de providências para melhoria da infraestrutura urbana no bairro Casa Branca, com atenção especial às ruas Rio da Prata, Gaivota e Xingu, no município de Parauapebas.

O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo a urgente necessidade de reparos na ponte localizada na Vicinal 3 – Piabanha (Ribeirão), na Zona Rural de Parauapebas, em razão do seu estado crítico de conservação; e que encaminhe ao poder legislativo projeto de lei que declare a secretaria municipal da mulher de Parauapebas como órgão essencial, não podendo ser extinto ou ter suas competências esvaziadas, garantindo a continuidade de suas políticas públicas.

O vereador Zé da Lata indicou ao poder executivo a implantação de um programa de capacitação em libras para professores e auxiliares pedagógicos da rede pública de ensino; e a criação de um centro municipal de cardiologia clínica.

O vereador Zé do Bode indicou ao poder executivo a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no complexo VS-10, entre o bairro Jardim Planalto e o presídio municipal, visando descentralizar o atendimento médico e ampliando o acesso da população aos serviços de saúde; e a indicação nº 027/2025 de nossa autoria, que solicita ao poder executivo, a realização de serviços de manutenção geral no bairro Rio Verde, e dá outras providências.

O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo a manutenção e substituição de luminárias de led em ruas e avenidas com defeitos ou baixa eficiência luminosa; e que adote, com urgência, medidas de infraestrutura, fiscalização e ações educativas voltadas à prevenção e redução de acidentes de trânsito neste município de Parauapebas.

O vereador Tito do MST indicou ao poder executivo a necessidade de construção de uma escola de ensino infantil no bairro Jardim Tropical, no município de Parauapebas.

O vereador Francisco Eloecio indicou ao poder executivo que promova a substituição, padronização e modernização das placas de identificação das vias públicas de Parauapebas, bem como a criação de um sistema de padronização de instalação e manutenção dessas estruturas, como vistas a melhorar a sinalização urbana e a orientação da população.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.


Comentários (0)