cover
Tocando Agora:

24ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas

Câmara de Vereadores de Parauapebas

24ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas
24ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas (Foto: Reprodução)

No dia 02 de setembro de 2025, ocorreu a 24ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença dos 16 vereadores, estando ausente o vereador Francisco Eloecio; e após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

A vereadora Graciele Brito indicou ao poder executivo a estruturação e limpeza dos banheiros públicos da cidade, com o objetivo de garantir higiene, dignidade e bom atendimento à comunidade; e a realização de recapeamento asfáltico na avenida D, posterior à avenida Dos Buritis, no bairro Cidade Jardim.

O vereador Anderson Moratório indicou ao poder executivo a criação de uma feira permanente de arte e cultura, a ser realizada aos fins de semana no complexo turístico Ana Izabel mesquita, bem como a implantação de uma “loja colaborativa de economia criativa de Parauapebas”, destinada ao escoamento e comercialização da produção artística e da agricultura familiar local; e a adoção de providências visando ao acolhimento institucional e à inclusão das demandas do povo indígena Xikrin do Kateté no planejamento municipal (PPA, LDO, LOA e Planos Setoriais de Políticas Públicas), em cumprimento à carta de compromisso firmada em 26/08/2024, bem como a formalização de cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais, nos termos da legislação vigente.

O vereador Elias da Construforte indicou ao poder executivo que realize vacinação contra o HPV nas escolas da rede pública e particular do município, neste município.

O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que sejam tomadas as providências cabíveis para a manutenção da pista e fiscalização de trânsito no trecho entre a rotatória da palmares e a estação de trem de passageiros, visando reduzir riscos de acidentes e práticas perigosas de motociclistas; e que sejam tomadas as providências cabíveis para alargar a rua Adelson Lemos (R-05 a R-04), com remoção de rocha, implantação de calçadas, pavimentação, drenagem e sinalização, no bairro Águas Lindas.

O vereador Laécio da ACT indicou ao poder executivo a criação do programa “juventude empreendedora digital”, destinado a conscientizar e capacitar jovens sobre as profissões digitais que mais crescem no país.

A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo a limpeza e revitalização da praça dos modinhas, no bairro Vale do Sol,; e a criação e implementação do programa municipal de segurança viária no município de Parauapebas.

A vereadora Erica Ribeiro indicou ao poder executivo que proceda com o imediato reajuste anual do valor do programa aluguel social, conforme previsão da lei municipal nº 5.123, de 20 de junho de 2022, e a construção de uma ponte de concreto na Vicinal 4 que dá acesso ao Rio Novo na Palmares II.

O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a regularização fundiária dos loteamentos que compõem o complexo habitacional da VS-10, em Parauapebas; e a realização de um levantamento socioeconômico para a elaboração de um projeto habitacional destinado aos associados do instituto brilhar.

O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a realização de curso de capacitação sobre a aplicação de defensivos agrícolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Produção Rural (SEMPROR), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e as casas agropecuárias devidamente regulamentadas para a comercialização desses produtos; e a realização de obras de pavimentação asfáltica no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Parauapebas.

O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a realização de obras de pavimentação asfáltica nas ruas 2 a 6, instalação de rede de esgoto e ampliação da iluminação pública no bairro são Lucas I; e a implantação de salas de leitura nas escolas da rede municipal de ensino, com estrutura adequada, acervo literário e servidores para atendimento e manutenção dos espaços, visando promover o hábito da leitura e incentivar a educação no município de Parauapebas.

O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo a implantação de paradas de ônibus climatizadas e autossustentáveis com uso de placas solares no município; e a criação de programa específico para a coleta, destinação e reciclagem de lixo eletrônico (e-lixo) no município de Parauapebas/PA, com a instalação de pontos de recolhimento em locais estratégicos e parcerias com empresas especializadas.

O vereador Zé da Lata indicou ao poder executivo a construção de uma praça pública completa no bairro Califórnia, localizado no complexo VS-10; e a construção de um posto de saúde no bairro Novo Horizonte.

O vereador Zé do Bode indicou ao poder executivo a ampliação do programa de acompanhamento domiciliar para idosos acamados e em situação de vulnerabilidade no município de Parauapebas, e dá outras providências; e a criação e implementação de um plano municipal de saúde mental, com a disponibilização de psicólogos nas unidades básicas de saúde e programas de prevenção voltados especialmente para jovens no município de Parauapebas, e dá outras providências.

O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo a necessidade de adoções de medidas voltadas a mobilidade urbana, visando o fortalecimento da segurança no trânsito em Parauapebas - PA.

O vereador Tito do MST indicou ao poder executivo a necessidade de instalação de placas informativas contendo o número 180, ampliando os canais de denúncias em unidades de saúde, escolas, CRAS/CREAS, espaços públicos e em pontos estratégicos da Zona Urbana e Rural, fortalecendo as políticas públicas de proteção à mulher no município de Parauapebas.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.


Comentários (0)