cover
Tocando Agora:

23ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas

Câmara de Vereadores de Parauapebas

23ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas
23ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas (Foto: Reprodução)

No dia 26 de agosto de 2025, ocorreu a 23ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Parauapebas. A sessão, contou com a presença de 14 vereadores, estando ausentes os vereadores Zé da Lata, Graciele Brito, Erica Ribeiro, e após a leitura da ata, deu-se início a leitura e discussão e a aprovação das indicações pelos parlamentares, com foco em melhorias para os munícipes. A seguir, um resumo das matérias do último expediente: Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, e a atuação dos vereadores em suas falas.

O vereador Anderson Moratório indicou ao poder executivo a elaboração e divulgação de um calendário de atividades esportivas, de condicionamento físico e recreativas nos parques, praças e demais espaços públicos de uso comum do município de Parauapebas, todas acompanhadas por profissionais qualificados e voltadas a todas as faixas etárias e públicos; e a elaboração e publicação de edital de credenciamento de artistas, profissionais e fazedores da cultura no município de Parauapebas, nos mesmos moldes do edital de credenciamento nº 005/2021 da secretaria de estado de cultura do Pará (SECULT/PA).

O vereador Alex Ohana indicou ao poder executivo que implante um sistema digital para matrículas escolares na rede municipal de ensino e dê outras providências; e a implantação de uma usina de compostagem destinada ao aproveitamento dos resíduos do caroço de açaí, gerados pelos batedores locais.

O vereador Laécio da ACT indicou ao poder executivo a implantação do projeto “bolsa atleta”, que prevê subsídios financeiros e apoio aos atletas de alto rendimento do município de Parauapebas.

A vereadora Maquivalda Barros indicou ao poder executivo a construção de calçadas e ciclovia na rua 16, no trecho compreendido entre a rua A e a delegacia de polícia civil, no município de Parauapebas; e a realização, em caráter de urgência, de reparos na iluminação pública dos bairros Tropical I e II e Ipiranga I e II, no município de Parauapebas.

O vereador Michel Carteiro indicou ao poder executivo a implantação da “faixa azul” para motociclistas em vias de grande fluxo do município de Parauapebas; e a implantação de novos pontos de abastecimento de água de alta vazão para combate a incêndios em Parauapebas.

O vereador Fred Sanção indicou ao poder executivo a criação do sistema municipal de monitoramento de vulnerabilidade infantil e juvenil, no âmbito do município de Parauapebas; e a realização de um mutirão de análise e despacho dos processos de licenciamento ambiental atualmente paralisados na pasta, com a adoção de medidas emergenciais para redução do acúmulo e celeridade na tramitação.

O vereador Léo Márcio indicou ao poder executivo a ampliação dos serviços de psicopedagogia para a educação infantil, visando a detecção e intervenção precoce em dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento.

O vereador Sadisvan indicou ao poder executivo a realização de vistoria técnica, manutenção e possível reconstrução da ponte localizada na Vila Conquista (Marinês), sobre o córrego Águas Claras, que liga às vilas Cachoeira Preta, vila Jardim e vila Itaperuna, diante do risco à segurança dos usuários; e a criação de creche no bairro São Lucas I, para atender à demanda de educação infantil e garantir o direito à educação de crianças de 0 a 5 anos.

O vereador Leandro do Chiquito indicou ao poder executivo que, por meio da secretaria municipal de esportes e lazer, inclua o critério de frequência escolar nos regulamentos de acesso e permanência nos projetos e atividades esportivas, especialmente nas escolinhas de futebol, com o objetivo de fortalecer o vínculo das crianças com a educação.

O vereador Zé do Bode indicou ao poder executivo o reajuste do valor da ajuda de custo do tratamento fora de domicílio (TFD), elevando-o para r$ 120,00 por dia, visando garantir condições dignas de alimentação e hospedagem aos pacientes e acompanhantes; e a urgente efetivação, com prioridade e agilidade, da operação “buraco zero” nas avenidas “W” do bairro Cidade Jardim, e dá outras providências.

O vereador Sargento Nogueira indicou ao poder executivo a modernização e revitalização da biblioteca municipal Hernani Guimarães Teixeira; e a criação da ouvidoria municipal da mulher, como canal direto e sigiloso para denúncias, orientações e encaminhamentos relacionados à violência de gênero e outras violações de direitos, em Parauapebas – pa.

O vereador Tito do MST indicou ao poder executivo a necessidade de criação de um programa que integre o CETAF (Centro Tecnológico da Agricultura Familiar), voltado à recuperação de áreas degradadas urbanas e rurais, rios e nascentes, bem como à criação de um programa de produção e doação de mudas para plantio de árvores de espécies nativas e amazônicas, incluindo ações de educação ambiental no município de Parauapebas.

O vereador Francisco Eloecio indicou ao poder executivo a construção de uma feira do produtor coberta e praça de alimentação no bairro Cidade Jardim.

• Assista ao vídeo completo da sessão, sem cortes.


Comentários (0)